quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lidando com a ansiedade




"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." I Pedro 5:7

"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus." Salmo 46:10a

Ansiedade gera em mim crises de falta de ar. Ansiedade intensa é #&*!#"!!! Odeio ficar ansiosa e odeio não conseguir controlar a ansiedade como gostaria, pois mesmo tomando calmantes, fazendo exercícios físicos, deixando o som ligado com músicas de adoração e cantando junto, ainda que tente dormir e relaxar, meu metabolismo se acelera mais do que gosto e é difícil freiar.

A orientação de Deus para ansiedade é que a lancemos sobre Ele, já que Ele tem cuidado de nós e que nos aquietemos sabendo que Ele é Deus (e isso não é pouca coisa não). É óbvio que não estou ansiosa sem causa, muitas tribulações me afligem neste momento (e sei que em sua vida também).

A questão é: Como lançar sobre Deus nossa ansiedade e aquietar?
Primeiro: reconhecendo que Ele pode nos ajudar, Ele é Deus e tem cuidado de nós.

Sempre relembro a mim mesma que o que não consigo resolver (por mais que tente) o que não entendo. O que tenta me deixar pre-ocupada é sempre algo que Deus pode mudar, Deus entende, não preciso preocupar.
Se me revolto contra Deus porque não vejo mudança ou as coisas não se resolvem como gostaria, no lugar de crer que Ele tem cuidado de mim, dou lugar à ansiedade, aí é só esperar para viver o tormento e as angustiantes crises de falta de ar.
Contudo, quando trago a minha memória o carinho e a fidelidade de Deus, quando recordo-me das tantas bênçãos que já me deu e dá, o presente e o futuro começam a clarear diante de mim, a antes descontrolada ansiedade começa lentamente a dar lugar a serenidade, paz, confiança, descanso; e a crise de hipóxia e dispneia dá lugar à oxigenação e boa respiração; volto ao normal.
Isso se dá sem o mínimo esforço? Claro que não. Acho que você percebeu que o texto bíblico diz para LANÇAR sobre Deus a ansiedade. O verbo lançar denota: atirar com força, arrojar, despejar, entregar, aventurar.

Lançar a ansiedade é uma aventura. Uma aventura sem igual. Uma batalha tão normal. Poucos conseguem desfrutar desta aventura. Não muitos vencem esta batalha. Mas se escolhemos fazê-lo, na confiança de que o fazemos em Deus, para Deus, com a ajuda de Deus, essa aventura poderá ser não apenas proveitosa como também vitoriosa, só depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário