terça-feira, 15 de outubro de 2013

Redimidos para renovar




"Podemos amar este mundo porque ele é de Deus, e ele será curado, tornando-se, afinal, o que Deus tencionou desde o início. Não estamos simplesmente passando por este mundo e por esta vida. Estamos modelando os tijolos da eternidade.”
Paul Marshall

Que coisa linda é o Papai do céu escolher e chamar pessoas falíveis como você e eu para tomar parte na execução de seu glorioso trabalho de revitalização, você não acha?! Ele poderia, sem dúvida, fazer esse trabalho sem nosso auxílio. Contudo, o fato de que Ele escolheu usar nossa mente, nosso coração, nossas mãos para fazer o seu trabalho – e que até mesmo nos proclama como “seu corpo” – deve tanto nos fazer humildes como nos estimular para a ação. Ao nos redimir, Deus não somente nos resgata do nosso pecado, como também nos resgata PARA fazermos uma coisa: assumir novamente a tarefa para a qual fomos criados desde o início: o mandato cultural.
            Os cristãos foram arrolados por Deus para promover renovação em todas as áreas culturais. O fato de termos uma responsabilidade principal, o evangelismo, não é distração ou falta de foco a busca do cristão pela renovação da nossa cultura, em todas
as áreas.
Já parou para pensar nisso? Fomos redimidos por Deus para nos tornarmos agentes de renovação, já que pregar a salvação em Jesus é conclamar os perdidos a uma nova vida diária de boas e bem sucedidas escolhas, a uma vida de conduta fora dos padrões deste mundo, a uma conversão, ou seja, mudança de direção, o que não diz respeito apenas a uma simples confissão recebendo a Jesus como senhor e salvador de sua vida! Fomos chamados por Deus para ajudar a endireitar tudo o que está torto em nosso mundo.
            Com a primeira vinda de Cristo, Deus deu início ao processo de reversão da maldição do pecado e da redenção de todas as coisas. Em Cristo, Deus estava trabalhando de uma nova maneira. Todo o ministério de Jesus – suas palavras, milagres, atitudes constantes- indicou que havia uma nova ordem em funcionamento: a ordem de Deus! Quando Jesus curou os doentes, ressuscitou os mortos e perdoou os desesperados, ele o fez para demonstrar que, com a vinda de Deus em carne, veio a restauração do modo que Deus deseja que tudo seja!
            A ressurreição de Jesus é a maior prova da intenção de Deus em revitalizar este cosmos imperfeito. Como nos relembra K. Scott Oliphint e Sinclair Ferguson “a ressurreição de Jesus foi apenas o começo da obra da salvação, renovação e ressurreição de todo o cosmo”. O dia virá quando Cristo retornar e completar este processo de salvação.

“Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque, ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.” Salmos 96:11-13

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário