sábado, 4 de maio de 2013

Amores de interesse


Esses dias uma amiga comentou que não tem muitos amigos por perto, pois está cansada de pessoas que só se aproximam por interesse. Ela tem se sentido usada e não quer esse tipo de gente por perto, preferindo ficar só. Acontece que ela está se tornando uma pessoa cada vez mais solitária.
Comecei a pensar em seus argumentos e no amor de interesse. O que é amor de interesse? O que faz algo ser interessante? Por que alguém tem interesse em algo ou alguém?
Para mim alguém ou algo só é interessante quando nele tenho interesse. Por exemplo: Acho livros de vida cristã e romance interessantes porque tenho interesse nesse tipo de livros. Acho filmes de drama e comédia interessantes porque tenho interesse nesse tipo de filmes. Acho pessoas de princípios e caráter interessantes porque elas atraem o meu interesse. E pensando sinceramente em porquê acho Deus interessante vejo que está intimamente ligado a meu interesse por Ele.
O dicionário Priberam de língua portuguesa define a palavra INTERESSANTE como "que interessa, desperta interesse ou curiosidade" e INTERESSE como "importância, valor, conveniência, lucro, vantagem, proveito, utilidade, dentre outros".  
Pense comigo da seguinte forma: Se algo desperta o seu interesse por parecer ser útil, proveitoso, importante ou de valor, isso certamente lhe será interessante, correto? Semelhantemente, se alguma pessoa lhe parece ser alguém que trará benefícios, acrescentará a sua vida, seja intelectualmente, emocionalmente, profissionalmente, espiritualmente ou em outra área qualquer, logo esse alguém se torna interessante e você se aproximará dele por interesse, certo?
Será possível alguma relação realmente importante e valiosa sem interesse? 
Se até mesmo com Deus temos uma relação de interesse (nos aproximamos dEle crendo que Ele existe e é abençoador/galardoador dos que o buscam, querendo Seu favor, Sua graça, a salvação em Jesus, amizade linda, satisfação e plenitude que só Ele dá...) quanto mais com as pessoas!
Podemos até não gostar que as pessoas se aproximem de nós por interesse. E como todo desequilíbrio leva ao erro, é realmente insuportável ser amigo de alguém que só quer receber e nunca dá nada em troca. Contudo, lembremo-nos de que não existe relação sem interesse e que é uma honra e um privilégio despertar o interesse do próximo e poder servi-lo com nossos dons e bens. A vida é passageira, nossos bens não duram para sempre, mas o amor permanece. E que amor permanece? O amor que se doa e que abençoa o próximo, com o que é e o que tem.

“Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.” I Coríntios 10:24

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” I Coríntios 13:13

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas 12:33-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário