sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Por acidente




Jesus, será que o Senhor já errou por acidente alguma vez?

Hoje, eu matei um cachorrinho por acidente. Estacionei o carro na área de embarque e desembarque. Havia um cachorrinho deitado à frente do carro. Com muita pressa, resolvi o que queria, espiei em frente ao carro para ver se o cachorro ainda estava lá e como não estava, entrei logo no carro e dei partida... Enfim, o coitado resolveu deitar debaixo do carro enquanto eu sai para fazer o que precisava e, por não abaixar para espiar debaixo do carro na hora de ir embora, acabei matando-o! Pressa, descuido, acidente. Chorei de soluçar.

Agora entendo em parte o que minha priminha Thamyres sentiu há alguns anos, quando ao descer a escada de sua casa pisou em sua calopsita e a matou. Ela também chorou bastante (não é prima?). Na época me condoí com a situação, entretanto a situação apesar de chata não me afetou tanto nem me marcou até a ocorrência do episódio fatídico de hoje.

Em meio ao meu erro, me pego pensando a respeito dos erros. Os erros que cometemos por acidente e premeditadamente. Já viu que quando uma pessoa compreende a dimensão de seus erros e pecados, ela passa a entender melhor o preço do perdão, tanto de Deus quanto do homem? Já aconteceu de você errar tão feio com alguém que você mesmo reconheceu ser indigno do perdão daquela pessoa? O engraçado é que facilmente nos esquecemos disso quando os outros erram contra nós! Às vezes a pessoa já fez milhares de coisas boas pra gente e quando ela pisa na bola uma única vez, nada do que ela fez de bom é lembrado e seu erro é observado com lentes de aumento. 

“Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você; pois em seu coração você sabe que muitas vezes você mesmo também falou mal de outros.” Eclesiastes 7:21-22

Não diga: "Farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez". Provérbios 24:29

“Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal”. Provérbios 11:17
Esse Salomão arrebenta com a gente, né? Este texto de Eclesiastes, em especial, é um dos trechos da Bíblia que mais martelam em minha mente. Toda vez que eu fico com raiva de alguém, o Santo Espírito me lembra: Cuidado, do mesmo modo que o fulano errou com você, você também já errou com o ciclano, lembra?

Não, não queremos lembrar; nessas horas só queremos enxergar o erro do outro e curtir aquela raiva explosiva e crescente. Isso me faz recordar da história que Jesus contou. Vamos conferir?

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? " Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. "O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. "Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’ "Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’. "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. "Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. "Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão".” Mateus 18:21-35

Quantas vezes identifiquei-me com esse homem muito perdoado por Deus que ao sair do quarto, perdoada por Ele, encontrou um alguém que me devia (um favor, um pedido de perdão, algo que precisava ser resolvido e era procrastinado) e a minha vontade foi fazer o mesmo: Querer pegar aquela pessoa pelo colarinho e fazê-la acertar as contas comigo! 

Um dia, eu acordei pra realidade. Eu finalmente entendi a profundidade de meus pecados diante de Deus e de Seu maravilhoso perdão em minha vida e passei a enxergar as ofensas e dívidas de meus semelhantes com um novo olhar, o olhar de quem entende que foi perdoada imerecidamente e pode perdoar e amar com esse amor e perdão recebidos.

“Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama".” Lucas 7:47

 Se Jesus algum dia errou, como ser humano, por acidente enquanto esteve nessa Terra isso eu não posso afirmar ou especular, todavia uma certeza tenho: Ele entende meus erros, sejam por acidente ou não, e não se prende a eles para me amar ou perdoar, porque me ama e derrama de Seu amor em mim. Amor que me cura quando erro por acidente, amor que me redime quando erro premeditadamente e me arrependo sinceramente. E porque Ele me ama e me perdoa, posso amar e perdoar!

Um comentário:

  1. É isso mesmo, Pri! Depois do que aconteceu com a Bia, sempre me lembro do perdão da minha família p/ mim. Não foi uma situação fácil, já que a calopsita já fazia parte de nossa família e eu e a Paula a considerávamos carinhosamente como nossa "irmãzinha mais nova". Choramos durante uma semana inteira (até hoje ainda sinto pela perda da Bia) e ninguém aqui em casa NUNCA falou NADA sobre o assunto me julgando ou esfregando na minha cara o que eu fiz. Não guardaram rancor nem me olharam torto em momento algum. Pelo contrário, eles me entenderam e perdoaram.

    Parabéns pela postagem, Pri. Mesmo em meio a uma situação dolorosa, você criou uma reflexão que abençoa vidas.

    Até daqui uns dias, prima =)
    Abraço, Thamyres

    ResponderExcluir