terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ah, Abigail!


Ah, Abigail! Como eu a admiro! Como anseio pelo dia em que nos encontraremos face a face na eternidade e ao lado de Deus poderemos nos abraçar e "trocar figurinhas". Sua história me abençoa, seu testemunho me edifica, seu caráter me ensina, sua vida me adverte. Preciso tanto aprender com você!

Caro leitor, se está se perguntando quem é essa tal de Abigail, deixe-me apresentá-la. Abigail foi uma mulher linda e meiga, inteligente e de fortes convicções. Não sabemos muito sobre sua infância e adolescência, mas podemos ter certeza de que ela era uma filha maravilhosa, a julgar pelo nome que deram a ela. Abigail significa "o regozijo do pai". Numa cultura onde os pais colocavam nomes nos filhos pelo significado, dá para imaginar que desde o seu nascimento o pai da garota gostou dela! E como não gostar de uma pessoa como Abigail? A Bíblia conta que ela se casou com um homem muito mal chamado Nabal, um fazendeiro riquíssimo e também muito avarento e "pão-duro". 

“Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e prostrou-se perante Davi, rosto em terra. Ela caiu a seus pés e disse: "Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer. Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou. "Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal. E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem. Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti. Mesmo que alguém te persiga para tirar-te a vida, a vida de meu senhor estará firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor teu Deus. Mas a vida de teus inimigos será atirada para longe como por uma atiradeira. Quando o Senhor tiver feito a meu senhor todo o bem que prometeu e te tiver nomeado líder sobre Israel, meu senhor não terá no coração o peso de ter derramado sangue desnecessariamente nem de ter feito justiça com as próprias mãos. E, quando o Senhor tiver abençoado a ti, lembra-te de tua serva".

I Samuel 25:23-31

Quando Abigail se encontrou com Davi, sua vida mudou para sempre. Davi estava fugindo da ira de Saul e com ele seiscentos homens (também fugitivos), que se tornaram amigos e seu exército pessoal. Os homens de Davi guardavam os rebanhos de Nabal de bandidos e era comum retornar um favor do tipo com provisões para alimentar os homens, no entanto Nabal, além de ser totalmente descortês em não oferecer comida aos homens, quando estes foram ao seu encontro e pediram um pouco de alimento da fazenda (que ele poderia facilmente ter concedido) recusou ajudá-los. Davi ficou tão furioso que jurou matar Nabal, sua família e seus homens. Um dos servos de Nabal soube do ocorrido e do que estava para acontecer e correu para relatar à Abigail. Esta sábia mulher agiu rapidamente e conseguiu salvar a sua vida, bem como a dos que se encontravam sob seu teto e cuidado.

Do que eu mais gosto em Abigail? No lugar dela eu teria ficado super desapontada se tivesse que me casar com um homem como Nabal. Ela deve ter sido obrigada, porque viveu há mais de 4000 anos atrás, em uma cultura e época em que as mulheres se casavam com quem seus pais mandavam. E todos sabemos que quando o dinheiro é colocado em jogo, um homem rico como Nabal é sempre considerado um bom partido por um pai. Tenho certeza (pelo que a história conta de Nabal) que o marido dela na melhor das hipóteses era um homem grosso, rude e mal e na pior das hipóteses, abusivo. Todavia Abigail não permitiu que o caráter (ou a falta dele) de Nabal determinasse quem ela era. Essa mulher se apegava a Deus e à soberania dEle e mantinha firme sua própria integridade, como mulher de Deus que ela era. Os servos a amavam e respeitavam, era a ela que recorriam quando tinham problemas. 

Devem ter ocorrido diversas ocasiões em que ela teve que apagar o fogo que seu marido insensato e ignorante acendia. Todos compreenderiam se ela deixasse Nabal e fosse viver sozinha. Se eu tivesse um marido como Nabal, eu provavelmente me divorciaria logo logo! Mas Abigail não, ela se atirou à misericórdia de Deus que se renova e a renovava a cada manhã, ela se fortalecia no amor de Deus e não esperava recompensas do amor que ofertava a seu marido mal, ela se mantinha forte, verdadeira, fiel e meiga!

"De todas as palavras tristes da língua ou da caneta, as mais tristes são estas: 'Poderia ter sido!'." 
John Greenleaf Whittier

Como terminou a história de Abigail? Depois que Abigail se interpôs entre Davi e Nabal e apagou a fúria de Davi levando os alimentos que seus homens haviam pedido, Davi desistiu de lutar contra e matar Nabal. Só que quando o bêbado do Nabal ficou sóbrio e ouviu dizer o que Abigail havia feito, ele ficou tão furioso, que sofreu um ataque do coração e morreu na hora! Davi, sabendo do ocorrido, mandou seus homens até a casa de Abigail perguntarem se ela aceitava ser esposa dele e se casou com ela (é claro que ele não poderia deixar escapar uma mulher dessas!). Posteriormente, Davi se tornou rei, Abigail virou rainha! Viu só, que máximo?! Por essa e tantas outras qualidades dessa Abigail é que eu a admiro e quero nela me espelhar, para seguindo seu exemplo, me tornar um dia uma mulher tão virtuosa quanto ela!

"O mundo pode não tocar trompetes ou sinos,
o Livro da Vida conta o recorde brilhante." 
Elizabeth Barret Browning

Um comentário:

  1. Puxa, Pri! Nunca tinha lido, ou ouvido, nem parado pra pensar sobre essa Abigail! Que exemplo de mulher! Que sejamos sábias como ela!
    Abraço
    Thamyres

    ResponderExcluir