terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Necessidade

O que é necessário?
O que é necessário para se viver?
O que é necessário para morrer?
O que é necessário para nascer de novo?
O que é necessário para ser feliz?
O que é necessário para amar?
O que é necessário para Deus?
O que é necessário para mim?
O que é necessário para você?

Qual é o significado de necessidade?
O dicionário Priberam de língua portuguesa define, dentre outros, como:
.Caráter do que é necessário;  
Falta do que é necessário;  
Obrigação imprescindível;  
Força maior; impossibilidade de deixar de agir ou de dizer;  
Míngua, falta.

Davi definiu necessidade como: DEUS!

“Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. A teu respeito diz o meu coração: "Busque a minha face! " A tua face, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador! Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá. Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura.” 
Salmos 27:4, 8-11


Ao longo de sua vida, Davi desfrutou de muitas oportunidades de ter sucesso. Capacitado por Deus, ele matou um urso e um leão que queriam prejudicar suas ovelhas, quando as pastoreava no campo, matou também  um gigante com apenas um estilingue e uma pedrinha (das cinco que escolheu em um riacho), enquanto todo um exército se escondia e tremia de medo diante das afrontas do tal Golias... 

Deus escolheu esse simples menino, o caçula de uma família de homens, um pastorzinho do interior, um harpista e poeta, para se tornar o maior, mais amado e respeitado rei que Israel teve em toda sua história. Como consequência, a fama e as riquezas lhe proporcionaram TUDO o que a maioria das pessoas pensariam ser necessário para felicidade e satisfação pessoal: Mulheres (ele teve muitas: tanto esposas/ só que me lembro teve a Mical, Ainoã, Abigail, Bate-Seba que posteriormente veio a se tornar sua mulher/ quanto concurbinas. Veja II Sm 5:13), filhos, guerreiros, mansões, muitas riquezas, prestígio nacional e internacional, enfim até nos dias de hoje o nome e a fama de Davi perduram. Note que os ilustres e reis que procederam este nobre tinham por honra o serem chamados “filho de Davi”, expressão que até Jesus tomou para si.

Entretanto, a procura de Davi por mais de Deus, mesmo depois de ter provado a presença do Senhor de diversas maneiras, deveria nos dar o entendimento de que necessitamos continuar buscando a Deus independentemente de quantas conquistas desfrutamos. Até mesmo Davi, o pequeno/grande Davi entendeu que sua necessidade vital consistia em conhecer Deus mais profundamente!

Muitos querem ser guiados pelo Espírito Santo, ter a direção de Deus para suas vidas, porém não querem deixar de lado outras coisas para ouvir e obedecer Sua voz. Davi, contudo, limitou tudo o que ansiava a SOMENTE UMA COISA: mais de Deus diariamente! Penso e creio que o que verdadeiramente satisfaz o desejo ardente que existe e permanece dentro de nós é conhecer e prosseguir em conhecer a Deus hoje mais do que ontem, amanhã menos do que hoje.

"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra." 
Oséias 6:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário