segunda-feira, 3 de março de 2014

Aproveite a viagem!




Sempre amei conhecer novas cidades, novas pessoas, experimentar comidas típicas de outros povos (minhas favoritas são a comida árabe, italiana e japonesa), viver novas experiências e aventuras (como saltar de para-glider, fazer manobras com patins e skate, nadar contra a correnteza de um rio), testar e expandir meus limites e alcançar o antes impensável e inalcançável, só para ir mais longe!
Só tem um problema, apesar de ser apaixonada por viagens, minha maior dificuldade sempre foi a jornada.
Quando era criança, uma viagem que fazíamos constantemente era de Luz a Ibiá para visitar o vovô Levy. Uma curta viagem que de carro leva aproximadamente uma hora e meia. Porém cerca de quarenta minutos após o início viagem, meu irmão e eu começávamos a típica amolação da maioria das crianças pequenas: "Pai, tá cheganu? Falta muito? Quanto tempo falta? Ainda vai demorar?".
À medida que cresci, aprendi a usufruir melhor meu tempo de estrada observando e admirando a paisagem, comparando através da memória com a de outros lugares de conheci e, atualmente, o que mais gosto de fazer quando estou na estrada é captar e fotografar cenários em minha mente. Como é bom reparar a tonalidade do céu, o sol nascendo e se pondo num colorido sempre surpreendente misturado às belas montanhas ou planícies que presenteiam nossa visão enquanto viajamos! Também é bem legal identificar as nuvens estratiformes, cumuliformes ou cirriformes e classificá-las melhor quanto à altura e aspecto, sem contar o quanto é bom imaginar cenas e desenhos a partir do formato das mesmas (não me diga que você nunca viu uma águia, um cavalo ou um coração na nuvem!).
A vida passa, mas em muitos aspectos continuamos crianças lidando com as mesmas dificuldades que tínhamos na infância (até que as superemos)! Hoje não tenho mais dificuldades em lidar com as ansiedades de uma viagem, tanto que já fiz várias viagens que duraram mais que 24 horas sem ansiedade, ainda mais quando levo no walkman algumas palestras e cds de música, e quando encontro algumas pessoas boas de conversa que fazem horas parecerem minutos e o tempo voar. Entretanto luto contra as ansiedades comuns à juventude e as perguntas não cessam: “Pai Celeste, meu noivo ta cheganu? Falta muito pra eu casar? E os livros, Deus? Quando conseguirei publicar esses três que escrevi e estou revisando? De onde virá a provisão financeira? Senhor, e as viagens de divulgação? Quando receberei convites para pregar na Tua Igreja espalhada pela face da Terra? Quando voltarei a ser convidada a palestrar em escolas, empresas, conferências? Quando esse sonho maluco e gigante que me deste se tornará realidade? Ainda vai demorar? Terei que esperar por mais quanto tempo? Sinto-me como José, após revelar o sonho do copeiro e do padeiro, pensando que ali estaria sua oportunidade de sair da prisão e, nada, teve que passar mais dois anos encarcerado! (leia sua história em Gênesis 37- 50)”
Em meio a tantos questionamentos, algo simples e impactante que Deus me disse quando era bem pequena me vem à mente: Acalme-se filha, estou com você nessa jornada, que tal aproveitar a viagem?
“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.”
Salmos 32:8
 “Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso".”
 Êxodo 33:14
Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. Aos seus amados dá enquanto dormem.

Salmos 127:1-2
Sendo assim, que posso eu dizer, senão: “Senhor, ajude-me a curtir a jornada tanto quanto o destino e a Tua companhia nesta viagem mais que qualquer lugar para onde me levares!”?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário