sexta-feira, 13 de março de 2015

Aprovação de Deus x dos homens





“Você mesmo perdeu a posse da herança que eu lhe tinha dado. Eu o farei escravo de seus inimigos numa terra que você não conhece, pois acendeu-se a minha ira, que arderá para sempre. Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:4-8

Quantas vezes perdemos uma bênção que Deus já havia nos dado porque damos preferência à aprovação dos homens que à de Deus! Então, as consequências nos alcançam e nos encontramos "escravos de nossos inimigos numa terra que não conhecemos, pois acendeu-se a ira de Deus contra nós". Não gostamos disso, não é mesmo? Logo, por que chegamos a este estado?

Ocasionalmente temos mais consideração pelo que as pessoas nos dizem ou pensam a nosso respeito do que pelo que Deus diz, pensa e quer de nós. Diversas vezes ouvimos claramente a voz de Deus (seja através de Sua Palavra ou por meio de Seu Espírito Santo falando conosco em nosso interior) e depois começamos a perguntar às pessoas ao nosso redor, nossos parentes e amigos qual é a opinião deles a respeito. Valorizamos a opinião humana acima da divina! Fato é que uma atitude como esta nos impedirá tanto de ouvir a direção e a voz de Deus com frequência, quanto de viver o que Ele havia preparado para nós:  perdemos a bênção, como diz Jeremias, a posse da herança que já nos havia sido dada por Deus!

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” Gálatas 5:25

“Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?” Gálatas 3:3

Se queremos desenvolver a capacidade de sermos guiados pelo Espírito precisamos urgentemente parar de dar ouvidos a tantas opiniões de tantas pessoas e passar a confiar na sabedoria que Deus deposita em nossos corações por meio de Sua Palavra (escrita ou falada). Bons conselhos são sempre bem-vindos, contudo não existe nenhum conselho superior ao conselho de Deus. E nenhum conselho é bom (mesmo que pareça ser) se é diferente ou contrário ao conselho de Deus!


"A necessidade de aprovação das pessoas nos manterá fora da vontade de Deus. 
Uma atitude que atrai a presença de Deus para nossas vidas é a atitude que o honra acima de tudo e de todos. 
As nossas atitudes precisam dizer: 
Deus não importa o que qualquer um me diga, não importa o que eu mesmo pense, não importa qual seja o meu próprio plano, se eu ouvi-lO dizer alguma coisa claramente e eu souber que é o Senhor, eu o honrarei - e honrarei o que o Senhor disser - acima de qualquer outra coisa". 
Joyce Meyer


Graves consequências seguem todo aquele que confia mais no homem que em Deus, que confia mais em seu coração que em Deus, que confia mais no conselho alheio que na Palavra de Deus. Semelhantemente, bênçãos alcançam e acompanham aquele que ouve a Deus e mostra que confia nEle colocando-O acima de tudo e de todos.

Deus quer ser nossa força e nos abençoar poderosamente. Ele tem planos lindos e uma herança preparada aos que andam no Espírito e são guiados por Sua voz/Palavra. No entanto, é primordial honrar o conselho de Deus acima de todos. Se queremos a aprovação de Deus, na maioria das vezes não teremos a aprovação dos homens.

"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” Mateus 10:37-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário