quinta-feira, 23 de abril de 2015

Extravagância e constrangimento

 "Extravagante é tudo aquilo ou aqueles que não andam ou estão fora do que é considerado geral ou habitual. Só adora de forma extravagante quem ama de forma extravagante. Adoração extravagante tem a ver com sacrifício de Louvor, com entrega total. Todos os atos de adoração extravagante que lemos na Bíblia se chocam com o que era normal para a época."

Maria Aparecida Teles, em seu livro Caminhos em busca do Santo dos Santos

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.”
II Coríntios 5:14

Recentemente, muito tenho ouvido da boca de amigos chegados a palavra CONSTRANGIMENTO, para se referir ao meu modo de ser, de amar! A Bíblia nos diz que o amor de Cristo nos constrange, mas ao contrário do que muitos pensam, o cerne desta palavra está ligada a raiz "impulsionar", e não a "envergonhar". O amor de Cristo nos impulsiona, porque é um amor que nos constrange, dada a sua extravagância. Os Evangelhos narram diversas histórias, como a de Maria Madalena, da mulher adúltera, do fariseu e o publicano, que nos mostram que aqueles que reconhecem o quanto foram amados extravagantemente por Deus são impulsionados, constrangidos, a de modo extremo amar também.

Constrangimento e extravagância de certo modo são palavras intimamente ligadas. O resultado de sermos extravagantes no amor é o constrangimento por meio dos que são amados por nós, do mesmo jeito que o resultado de sermos amados de modo extravagante por Deus é o nosso constrangimento. Mas esse constrangimento, que à princípio realmente nos traz um sentimento de vergonha, imerecimento, pequenez, não deve estagnar por aí, mas sim nos levar, nos impulsionar, nos constranger, no sentido literal e profundo da palavra, a ir adiante: amar como fomos amados, nos doar em extremo como Deus se doou a nós, dar a nossa vida como Jesus deu a dEle por nós.

No ano de 2004, li o livro Adoração Extravagante, da Darlene Zschech. Esse livro, dizendo de modo sucinto me fez enxergar e compreender que:

“Temos de ser testemunhos vivos da grandeza de Deus. É exatamente isso o que almejamos. Nossa paixão é promover o Reino de Deus todos os dias através de nossa vida. As pessoas não precisam de seu talento; apresente-lhes uma vida para seguir, uma vida que irradia a glória de Deus. Uma vida extravagante de um adorador extravagante. Alguém que se entregou totalmente ao Reino, não à programação. O povo de Deus, a igreja, uma companhia de pessoas totalmente entregues a Jesus Cristo, líderes na Terra. Seja extravagante no seu serviço a Deus, em sua expressão de amor e devoção. Se você for extravagante, as pessoas a sua volta também vão querer ser extravagantes. Basta tomar uma iniciativa que dá permissão para os demais.”

            Caro leitor, neste instante, o meu desejo e oração são por você, para que o Espírito de Sabedoria, Revelação e Entendimento lhe traga luz e total clareza quanto à urgente necessidade de aprender a receber o amor de Deus e das pessoas, para que, sendo plenamente amado, você seja capacitado e impulsionado a exercer esse amor a Deus e às pessoas, porque o que recebemos podemos também entregar, o que temos podemos compartilhar, sendo amados podemos verdadeiramente amar.

Deus passeia na Terra

Todos verão
Que existe um Deus,
Que passeia na Terra,
Através de mim,

Quando verdadeiramente,
Eu aprender a amar,
Aprender a viver,
Como Ele:

Com olhos de compaixão,
Abraços de acolhimento,
Beijos de reconciliação,
Amor sem fingimento,

Com sorrisos que restauram,
Conversas que curam,
Ouvidos que atentam
Para o outro e não pra si,

Com misericórdia e graça,
Bondade e verdade,
Dispondo-me de mim,
Para doar aos outros.

Todos verão,
Através de mim,
Que existe um Deus,
Que passeia na Terra,

Porque com Ele,
nEle,
Como Ele,
Viverei e amarei.

Pri de Luz



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário