quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Skandallon


A palavra grega SKANDALLON é traduzida para o português como OFENSA e é a mesma palavra usada para aquele dispositivo usado para capturar pássaro e pequenos animais, isso mesmo, a armadilha.
Quando Jesus disse a Pedro que ele era uma "pedra de tropeço", a palavra usada foi Skandallon:

“Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".”

Mateus 16:23

Jesus entendia perfeitamente que Satanás estava tentando CAPTURÁ-LO. É muito importante, que como Jesus, reconheçamos de onde vem a ofensa e quem está por trás dela, tentando nos pegar em sua armadilha, pois a ofensa é uma das armas mais usadas e mais poderosas do Inimigo de nossas almas.

“Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo".”

Apocalipse 12:12

“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
 Efésios 6:12

Ok, ok, como eu você está cansado de saber que nossa luta não é contra as pessoas, então não deveríamos ficar ofendidos com elas, logo por que ficamos? Será porque somos facilmente capturados pela armadilha/ofensa do diabo que quer nos prender na ofensa? Hum, acho que foi por isso mesmo que Jesus nos ensinou a orar pedindo ao pai que perdoe as nossas ofensas assim como perdoamos aqueles que nos ofendem. Jesus sabia que, presos na armadilha da ofensa, nos tornamos presa do diabo e como apenas o pecado pode nos separar de Deus, separados de Deus, não passamos de reféns do diabo.
Quando você olha para o seu coração consegue enxergar alguma ofensa não perdoada? É importante entender que mesmo que estejamos certos (foi o outro quem errou, pecou, falhou contra nós), mesmo se houver uma causa justificável para se sentir ofendido, ao deixarmos a ofensa nos capturar e se arraigar em nós, construímos desse modo morada para o Inimigo em nós habitar.

“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.”
Hebreus 12:15

Eh, o SKANDALLON é um escândalo em nossa vida! Além de nos tornar prisioneiros, nos envenena e nos torna portadores de uma doença contagiosa.
Mas e quando nos ofendemos com Deus? Muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo, porque estamos passado pelo deserto da solidão, do desemprego, da morte de um ente mui amado, de uma crise depressiva e ficamos "decepcionados com Deus". Falando nisso, se você está assim, aproveito a oportunidade para encorajá-lo a adquirir e ler o livro DECEPCIONADOS COM DEUS, de meu amigo e colega de seminário Leonardo Capochim (http://www.leocapochim.com).

Depois da Páscoa, antes de Jesus voltar ao céu, após ressuscitar, conversando com seus amigos mais chegados ele disse:

“Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’.”
Mateus 26:31

Novamente, Jesus usa a palavra Skandallon aqui ao dizer que o plano de Deus será tão ofensivo que muitos seguidores de Cristo o abandonarão e se dispersarão como ovelhas. Deus sabe que na maioria das vezes não entendemos Seu modo de agir, afinal os pensamentos e a visão de Deus são muito mais elevados e plenos que os nossos. Esse é o momento de levar nossas ofensas, raízes de amargura contra Deus e contra as pessoas a Ele e deixar que Jesus/a verdade nos liberte. 

“Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".”
João 13:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário