sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ele ainda tem muito

“Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.” João 16:12

Jesus disse essas palavras aos Seus discípulos, homens com os quais Ele havia passado três anos, dia e noite, em convivência e ensino. Esses homens haviam escutado Jesus voz a voz, visto Seus milagres olho a olho, caminhado com Jesus pé a pé, estavam face a face com o Mestre diariamente e, antes de Jesus partir para a Cruz, falou-lhes que três anos intensivos e de compartilhar ininterruptos não foram suficientes para que aprendessem tudo. 

Jesus disse para esperarem mais, pois Ele sempre terá algo mais a nos ensinar, algo novo a compartilhar, algo a nos dizer a respeito das novas situações pelas quais passaremos. A Palavra de Deus tem revelação progressiva. Você pode estar caminhando com Jesus há um, três, dez ou cinquenta anos e ainda assim, todas as vezes em que ouvir a Deus, poderá aprender o que não sabia anteriormente. À medida que amadurecemos nEle, que crescemos em intimidade e relacionamento com Ele, se prestarmos atenção e dermos ouvido ao que Ele quer nos revelar aprenderemos.

O apóstolo Paulo também cresce nessa ideia nos lembrando que na vida espiritual nunca se deve dormir sobre os próprios louros. A imagem do atleta era forte e muito presente no mundo e pensamento dele, por isso sabia que era necessário manter a boa forma espiritual para terminar, e terminar bem. Nosso conhecimento adquirido, nossas conquistas no Reino e realizações são como o maná dado aos israelitas no deserto, bom apenas para aquele dia (Êx 16:4,20) e não nos deixam numa posição que nos permita relaxar na busca de Deus para hoje. Paulo sabia disso e sabia que outros se perderam e esqueceram, para seu grande prejuízo.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” II Timóteo 4:7

“Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” I Coríntios 9:27

Não merecemos nada de Deus. Não importa quanto cresçamos em conhecimento, em intimidade, em santidade, jamais conheceremos a Deus plenamente. Ele é fonte inesgotável. Sempre temos algo a aprender, sempre podemos avançar e se pararmos, corremos o risco de retroceder, cair e não terminar a corrida que nos está proposta, sendo reprovados.

Neste dia, espere que o Espírito Santo lhe ensine.
Certamente, Deus tem algo novo para cada dia, para este dia!
E lembre-se: precisamos do pão de cada dia.
Seu maná é apenas para hoje.
Você já recolheu o seu?

2 comentários:

  1. Que linda palavra! Obrigada por se deixar usar pelo Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que lhe foi edificante, Alessandra!
      Obrigada pela visitinha no blog e pelo comentário ;)

      Excluir