quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Por que eu preciso do perdão? Cuidado com as respostas erradas


“Costumo perguntar às pessoas: Por que você quer ser perdoado?

Estamos todos cantando e acenando nossas mãos e, sim: perdoado, perdoado, perdoado!

E eu vou dizer: Sim, sim, sim. Por quê?

Há um monte de maus respostas para essa pergunta, um monte de respostas que desonram a Deus.

Se eu ofender minha esposa na parte da manhã e, em seguida, no café da manhã há um gelo no ar. Ela está na pia. Nossa relação está quebrada. A culpa é minha. O que precisa acontecer? Eu preciso pedir perdão. Eu preciso arrepender-me, e ela precisa me perdoar.

Por quê?
Por que eu quero o perdão dela?

Aqui está uma resposta ruim: Se eu não conseguir o perdão, ela pode não fazer o jantar para mim esta noite. Um monte de gente responde a Deus dessa forma.

Aqui está outra resposta ruim: Eu odeio ter uma consciência culpada durante todo o dia. Quero começar corrigindo este erro agora, porque eu não gosto de ter uma consciência culpada durante todo o dia.

Isso é uma resposta ruim. É verdade. Ela só não tem nada a ver com o valor dela. Ou o valor de Deus. Certo?

O cristianismo é bom para o meu bem-estar psicológico. Muito obrigado, Deus. Eu tenho o que eu quero: bem-estar psicológico. Você  pode me dar? Você vê o que está acontecendo?

Se não chegar a Deus através do perdão, através da justificação, através de propiciação, pela fuga do inferno, através da remoção da ira, se não chegar a Deus e amá-lO e estimá-lO e possuí-lO e dizer: Tu és tudo para mim, isso não aconteceu! A salvação não aconteceu! É disso que se trata. É sobre Deus. Não é sobre eu sendo perdoado, eu me livrando do inferno, eu ficando livre da ira. Trata-se de me chegar a Deus. Eu sou feito para Deus. Eu sou feito para conhecê-lO e amá-lO e estar com ELE em uma relação que é gratificante para minha alma e, porque é gratificante para minha alma, isto glorifica o Seu nome. Este é o fim da história. Todo o resto é um meio.


 "Pois também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus"
I Pedro 3:18


“Então, vou lê-lo novamente: "também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos [verdade-supressora, Deus-troca] injustos", e então aqui está a frase chave: “para levar-nos a Deus”. Esse versículo é fundamental na minha compreensão do evangelho por este motivo. O que quero dizer é o seguinte:

·        Cristo morreu para que meus pecados fossem perdoados. Isso é glorioso! Cristo morreu para que eu possa ser justificado ou contado como justo na presença do Deus Santo. Isso é glorioso - mas isso não é o objetivo final da cruz.

·        Cristo morreu a fim de que a ira de Deus possa ser removida. Isso é glorioso - contudo isso não é o objetivo final do evangelho.

·        Cristo morreu para eu não ter que ir para o inferno. Isso é realmente uma boa notícia - todavia isso não é o objetivo final do evangelho.

·        Este versículo expressa o objetivo final do evangelho: Vou lê-lo novamente: "também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (I Pedro 3:18).

·        Todas essas outras coisas - perdão, justificação, remoção da ira, escapar do inferno - são todos meios para chegar a Ele.



Eu amo este verso. "Pois também Cristo padeceu uma vez pelos pecados" (I Pe 3:18), - os meus pecados. Meus pecados de troca de Deus por outras coisas. Jesus morreu para que eu pudesse chegar até Deus e, finalmente, descobrir que o meu tesouro e meu valor está nEle. Essa é a primeira coisa que tem que acontecer para restaurar-me a Deus, que é o centro, esse é o motivo pelo qual Cristo teve que morrer, por nossa troca injusta. E Ele fez. O que é o coração do Evangelho. Mas não é o objetivo do evangelho. O objetivo do evangelho é Deus.”


John Piper

Trecho extraído de


Nenhum comentário:

Postar um comentário