quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A inveja nunca persegue nossos corações sozinha

“Uma das coisas mais difíceis de falhar é simultaneamente ver os outros terem sucesso. Em algum momento, todos nós sentimos o gosto amargo de perda, mas nada parece tão doloroso como ver alguém conseguir o que você queria.

Por exemplo, como estudante, encontrei-me assistindo colegas de classe que eram mais talentosos que eu obter mais A, reconhecimento e oportunidade. Enquanto assistia os outros receberem exatamente o que eu queria, eu queimava com raiva, ressentimento e ódio por suas bênçãos.

É muito fácil ficar com raiva quando vemos que Deus dá bênçãos aos outros - um aumento bem remunerado, um marido confiável, uma bela esposa, filhos obedientes, uma mente inteligente, aquele presente espiritual que você sempre quis, ou a capacidade de servir a melhor à igreja do que você pensou que poderia. Também é muito fácil se alegrar com a perda de outros porque abre uma avenida para o nosso "sucesso" - seja o que for.

Então, qual é essa amargura? O que é essa raiva? É esse assassino chamado inveja.

A inveja inverte o ordenamento bíblico - "regozije-se com aqueles que se regozijam e chore com os que choram" (Romanos 12:15), para "chorar com aqueles que se regozijam e se alegrar com os que choram" (Joe Rigney, Inveja e rivalidade no ministério cristão). Em última análise, a inveja deseja ter o que os outros tem. Isso nos deixa infelizes até possuímos o que os outros tem, ou ainda, até que possuamos mais do que eles.

No seu núcleo, a inveja é o pecado inquieto de raiva e infelicidade dos presentes dados por Deus que outros gozam.

Como todos os pecados, a inveja certamente trará a morte eterna. Então, para não sermos mortos por inveja, devemos matá-la. Mas, para matá-la, precisamos saber que a inveja nunca persegue nossos corações sozinha.

A inveja é como um lobo feroz pronto para devorar a felicidade. E, como um lobo, nunca está sozinha - caça e mora com irmãos. A inveja viaja em um grupo sanguíneo de pecados que deseja drenar a alegria no coração até que esteja seco. Isso leva a caça ao assassino, e seus irmãos mais velhos ficam escondidos na grama, encorajando e abastecendo o combustível da inveja para raiva contra outros que recebem "melhor" de Deus. Os nomes desses pecados de irmãos são Idolatria, Ingratidão e Orgulho. Para alimentar seu irmão mais novo, Inveja, eles contam mentiras horríveis. Então, para matar a inveja, devemos entender as mentiras que alimenta.

Um dos irmãos da inveja, a idolatria, afasta os olhos de Deus e olha, em vez disso, o sucesso, a felicidade e os presentes de outras pessoas, e diz: "Eis o teu deus". Por isso, a inveja alimenta e queima com adoração perversa que eleva o presente acima do Doador. Todos ficamos enganados por isso: vemos os presentes preciosos dos outros e os desejamos como se fossem divinos. E assim, dizemo-nos que esses presentes devem ser desejados mais do que desejamos a Deus, a idolatria faz um coração pronto para invejar.

Então, aquele pecado mal-humorado chamado ingratidão acrescenta mais combustível ao fogo. A ingratidão escuta a sua gêmea, Idolatris, e diz: "Esses presentes são muito melhores. Por que Deus lhe dá dons simples?" Mas, em última análise, diz: "Deus não é suficiente. Ele não irá satisfazê-lo, mas esses presentes irão". Desse modo, vemos que a ingratidão alimenta nossa inveja, porque nos cega às nossas bênçãos dadas por Deus e coloca o foco na generosidade dos outros, comparando as riquezas que Deus lhe deu  com as que Ele deu aos outros.

Então, o irmão pomposo, aquele pecado antigo chamado orgulho, usa a mesma velha mentira do Jardim: "Você é digno de ter esses presentes. Certamente, Deus os retém porque Ele sabe que, se você os tiver, "você se tornará como Deus". E nós ouvimos. Vemos as bênçãos dos outros e nos dizemos que as merecemos porque estamos muito melhores. No cerne, queremos os dons dos outros porque, em última análise, queremos ser louvados como alguém que é dotado.

A inveja não é um assassino que age sozinho. Ele ronda em um grupo de lobos viciosos. É um pecado horrível que rejeita os dons de Deus e o próprio Deus. É idólatra, ingrata e orgulhosa. Eleva o presente acima do Doador e, em última instância, rejeita Deus como a suprema satisfação da alma.

Que homem poderia suportar contra um lobo tão feroz, e muito menos um grupo de lobos viciosos? Certamente, esta é uma tarefa insuperável. No entanto, existe uma verdadeira esperança. Temos do nosso lado o onipotente Leão da tribo de Judá, Jesus Cristo.

Ele conquistou não só todo pecado, mas também a própria morte (1 Coríntios 15: 54-57). E porque temos o próprio Espírito que habita dentro de nós (Romanos 8:11), não temos apenas uma chance contra a inveja, mas um resultado seguro de que Deus nos aperfeiçoará e levará o seu trabalho em nós (Filipenses 1: 6) . Então, podemos realmente ser bem-sucedidos na luta contra a inveja. Mas como lutaremos contra isso?

Destruir a inveja significa derramar água viva nas mentiras ardentes da idolatria, da ingratidão e do orgulho.

    Jesus levantou-se e gritou: "Se alguém tem sede, deixe-o vir até mim e beber. Quem crê em mim, como a Escritura disse: "Do seu coração fluirá rios de água viva". (João 7: 37-38)

Nossa melhor arma, então, é acreditar no que Jesus disse nas Escrituras. E na Bíblia, Jesus diz: "Eu sou o pão da vida; O que vier a mim não terá fome, e todo aquele que crer em mim nunca terá sede "(João 6:35). Novamente a Escritura diz:

    Jesus disse a ela: "Todos os que beberem desta água terão sede novamente, mas quem beber da água que eu lhe darei nunca mais terá sede. A água que eu lhe darei se tornará nele uma fonte de água que brota da vida eterna "(João 4: 13-14).

Somente quando vivemos para Cristo, podemos estar realmente satisfeitos (Mateus 5: 6), e derrotar nossos impulsos para invejar. Somente quando abandonamos cisternas secas e chegamos à fonte de água viva, veremos a loucura de desejar presentes menores e agradeceremos quem é Deus para nós. E quando confiamos nas promessas de Jesus de que só Ele é nossa suprema satisfação, saberemos que, nEle, já temos mais do que jamais poderíamos desejar.”

David Larson, em



Um comentário:

  1. O.o nunca li algo tão profundo sobre a inveja. Você Traduz esses artigos sozinha?

    ResponderExcluir