sábado, 16 de setembro de 2017

Sua carta ao seu futuro esposo

“Lembro-me vividamente da primeira vez que vi o filme Titanic. O amor apaixonado entre Jack e Rose despertou algo feroz no meu coração pequeno pré-adolescente. Pensei pouco no casamento antes desse filme. Agora consumia meus pensamentos e sonhos.

Para minhas amigas e para mim, andar no pôr do sol com nossos respectivos Jack Dawsons tornou-se o objetivo final da vida. Acreditamos rapidamente na mentira de que um relacionamento comprometido e romântico era tudo o que precisávamos para estar bem. O casamento tornou-se um salvador. Como Rose disse no final do filme: "Havia um homem chamado Jack Dawson, e ele me salvou - em todos os sentidos, uma pessoa pode ser salva".

Embora o Titanic tenha agora vinte anos de idade, o mesmo tema romance-como-salvador ainda está presente em nossa cultura. Mas surpreendentemente, muitas igrejas não rejeitam essa mentira. Eles o cristianizam.

Os líderes da juventude, conscientes da luxúria dos adolescentes para o romance e a intimidade sexual, estão ansiosos para afastar os alunos das decisões precárias, e com razão. Mas em vez de apontar para um Cristo presente como o prêmio prometido na luta contra a luxúria, muitos outros apontam para uma futura esposa. Essa estratégia pode conseguir preservar a virgindade dos adolescentes jovens cristãos, mas a abordagem "pensar sobre o seu futuro esposo" sente falta do coração da mensagem da Bíblia que Jesus sozinho pode satisfazer.

Uma manifestação específica disso é a prática de escrever notas para um futuro esposo. Há dezenas de artigos cristãos sobre como e porque escrever para um futuro marido ou mulher. Embora muitas pessoas acreditem nessa prática e incentivem, ela mantém nosso foco no lugar errado. Sutilmente (ou abertamente) coloca nossa esperança de felicidade em alguém que não seja Cristo.

Sem dúvida, o casamento é um presente precioso que muitos cristãos receberão. Instituído por Deus antes da queda, e destinado a mostrar a beleza do evangelho, o casamento deve ser altamente considerado pelo povo de Deus. Mas o casamento não é um salvador. Não pode resgatar, redimir ou, em última instância, nos suprir. Não tem poder final para nos salvar da nossa solidão, vazio ou propósito. Acreditar o casamento pode fazer o trabalho de Deus é servir um ídolo.

Então, no interesse de colocar o casamento em seu devido lugar, aqui estão quatro razões para estabelecer sua esperança no Cristo sempre presente, em vez de um futuro marido ou esposa.


1. Deus não promete casamento.

Deus dá muitas promessas para aqueles em Cristo, mas nenhum deles inclui um cônjuge. Sim, o casamento é um presente maravilhoso e vale a pena orar a respeito, mas Deus não garante que nos casaremos. Mesmo para aqueles que recebem este presente, não é prometido durante toda a vida, como muitas jovens viúvas podem atestar.

Esta é uma realidade chocante para muitos, provavelmente devido a uma aplicação errada do Salmo 37: 4, "Delicie-se com o Senhor, e Ele lhe dará os desejos de seu coração". "Se eu desejo o casamento", argumentamos: "Deus Disse que eu só preciso deleitar-me nEle, e Ele o concederá!". Mas Deus não especifica como e quando irá conceder os desejos do coração.


Por exemplo, outros desejos geralmente se sentam debaixo do desejo de casamento - desejos de intimidade, pertencer, totalidade e companheirismo. Mas estes são todos os desejos que Deus promete encontrar em Si mesmo, seja nos casando ou não. Ele não precisa de casamento para satisfazer a dor em nossos corações; Ele só precisa de Si mesmo. Deus nos dará os desejos de nossos corações - mas de tal maneira que estamos cantando louvores a Jesus, não a um cônjuge.

Não espere em uma promessa que Deus não deu. Em vez disso, coloque sua esperança em algum lugar seguro: na rocha de Cristo.


2. O casamento não pode controlar a pressão.

Canalizar todos os nossos anseios no casamento vai esmagá-lo. Nenhuma pessoa pode lidar com o peso de nossos desejos. A ideia de um companheiro perfeito pode nos perseguir quando vivemos lado a lado com outro pecador.

Quando escrevemos cartas românticas e idealistas para um futuro marido ou mulher, colocamos nossos corações no lugar errado e criamos expectativas irrealistas. Quanto mais derramamos nas letras, mais nosso futuro marido ou mulher ficará aquém dos nossos padrões.

A desilusão desesperadora é comum nos casamentos cristãos, provavelmente porque os parceiros colocaram muita esperança no próprio casamento. O casamento é um terrível salvador. Mas se nós mantivermos Jesus como fonte de esperança e alegria, Ele nos sustentará por todas as mudanças em nosso status relacional e todos os altos e baixos da vida conjugal.


3. Singularidade não é uma alternativa subpar.

Ansiosamente, esperar em um futuro esposo pode ser uma maneira de evitar a picada de solteirice prolongada e indesejada. Mas Deus não vê a solteirice como uma maldição - Ele vê isso como um presente! A Bíblia chama os solteiros a maior alternativa, que promove a devoção não tratada a Jesus (1 Coríntios 7: 32-35).

Embora seja verdade que a maioria das pessoas se casará, isso não prova que o casamento seja satisfatório. Há tantas pessoas casadas infelizes como pessoas desafortunadas. Ambos os grupos enfrentam a mesma batalha diária: Será que vou lutar para encontrar minha alegria em Jesus hoje?

O anseio pelo matrimônio expõe uma verdade: a vida eterna é encontrada na intimidade, em conhecer e ser conhecida. Mas a intimidade que fomos feitos não é intimidade com um companheiro pecador, mas intimidade com Deus através de Jesus: "Esta é a vida eterna, que eles conheçam Você, o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, a quem Você enviou" (João 17: 3).


4. Deus é extremamente valioso.

Bancar nossa alegria em um futuro esposo assume que não podemos estar satisfeitos e inteiros sem casamento. Mas o casamento não é o grande prêmio da vida - Deus é. Ele é o tesouro no campo que vale a pena vender tudo o que temos para possuir.

Em Cristo, nosso acesso à intimidade com Deus é certo. Conhecer Deus através de Cristo é encontrar uma vida abundante. Embora possa ser difícil acreditar nos dias em que nossas orações parecem saltar do teto, os Salmos testemunham esta realidade por toda parte:

    "Quem eu tenho no céu, senão a Ti? E não há nada na terra que deseje além de Ti." (Salmo 73:25).
    "Um dia em Seus tribunais é melhor que mil em outro lugar." (Salmo 84:10).
    "Na Sua presença há plenitude de alegria; à Sua direita há prazeres para sempre." (Salmo 16:11).

Embora não possamos ver, tocar e ouvir Deus como nós, um ser humano, Ele é mais real e mais agradável do que a intimidade humana pode ser. Aproxime-se dEle e Ele se aproximará de você (Tiago 4: 8)! Pegue a energia que você possa colocar para meditar em uma futura esposa e, em vez disso, medite em Deus, que se revelou nas páginas da Bíblia.

O fim de Titanic retrata uma reunião celestial de todos aqueles que morreram na tragédia de 1912. Uma jovem Rose atravessa a multidão e se aproxima de seu único amor verdadeiro, aquele que a salvou. Finalmente, ela está unida com Jack. Para sempre e sempre, amém.


Cristão, você reconhece essa narrativa? É uma sombra do final feliz que nos espera. Um dia, nos reuniremos com amigos e membros da família, e finalmente veremos o nosso Único Amor Verdadeiro cara a cara, Aquele que nos salvou de todos os modos, uma pessoa pode ser salva. Mas não será nossa esposa, mas Jesus.

Seu amor nos salva, nos satisfaz e nos sustenta. Casado ou solteiro, Ele sozinho deve ser a figura central em nossas vidas. Não ponha o peso de seus desejos, esperanças e sonhos em um casamento terreno, mas em Cristo. Somente seu amor é forte o suficiente para sustentá-lo.”


Kelly Needham, em



4 comentários:

  1. Muito bom. Mostra as duas faces da casamento. Nem tudo são flores. Pessoas casadas passam por problemas que os solteiros jamais enfrentarão. Sustentar uma família não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tanto solteiros quanto casados tem suas vantagens e desvantagens.

      Excluir
  2. Gostei do artigo! Parabéns pelo seu trabalho com a tradução de artigos e divulgação de conteúdos tão bons, Pri!
    Tomo a liberdade de acrescentar ao que li acima um outro aspecto lamentável da solteirice em geral. E quando digo isso não me refiro apenas ao excesso de expectativa no matrimônio, mas sim à maneira de viver continuamente como metade, como alguém que se vê incapaz de viver momentos felizes sozinho, que acredita que só será feliz quando não for mais solteiro. Por outro lado, há aqueles que se comportam de um jeito leviano embora procurem uma pessoa comprometida. Essa história de "enquanto a pessoa certa não chega vou me divertir com as erradas" revela a crença sem fundamento na esperança de que pessoas sérias sentir-se-ão atraídas por pessoas descompromissadas. Se todos os solteiros tentassem ser aquilo que esperam de um futuro cônjuge e vivessem a vida de forma plena, aproveitando os bons momentos e investindo em si mesmas, bem, provavelmente teríamos um menor número de solteiros. Mas, o que vemos é contrário. Simplesmente lamentável!

    ResponderExcluir