sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Passe uma vida despercebida

“Não sabemos muito sobre o homem Enoque.

A Bíblia não divulga detalhes de sua vida, façanhas incríveis, batalhas conquistadas ou jornadas tomadas pela fé como acontece com outros personagens bíblicos. Tudo o que sabemos é que ele era a sétima geração entre Adão e Noé, que seu pai era Jared e que seu filho era o famoso Matusalém de longa data (ver Gênesis 5: 18-24).

Apesar de sua vida sem importância (em termos de proeminência histórica e detalhes bíblicos), Enoque é o segundo personagem consagrado no famoso "Hall da Fé" - Hebreus 11.

Qual o motivo da inclusão de Enoque entre homens como Noé, Abraão e Moisés? Tenho uma teoria: como Enoque, viveremos despercebidos.

Não me interpretem mal - não estou dizendo que não teremos influência ou que as pessoas nos ignorarão. Simplesmente quero dizer que a maioria dos cristãos nunca entrará no livro de história. Teremos apenas um pequeno seguimento no Twitter e  Facebook. A maioria de nós não terá um milhão de pessoas lendo nossos blogs, e quando morrermos, além de um círculo leal de familiares e amigos íntimos, os detalhes de nossas vidas serão largamente esquecidos por aqueles que nos conheceram.

Você está desencorajado por essa realidade? Seja sincero: é tentador pensar que não podemos fazer a diferença. É fácil pensar que quem somos, o que acreditamos e a forma como vivemos não impactará os outros. Não somos apenas moscas biológicas no enorme radar universal de espaço e tempo?

A história de fé de Enoque desafia nossa visão pessimista de significado e propósito. Aqui está o que Hebreus 11: 5 diz: "Por fé, Enoque foi trasladado para que ele não visse a morte, e ele não foi encontrado, porque Deus o tinha tomado. Agora, antes de ser levado, alcançou testemunho de que agradara a Deus".

Embora não conheçamos nada sobre este homem, sua breve menção em Hebreus 11 nos confronta com a realidade que Deus percebe e se importa.

A única maneira que Deus poderia ter agradado pela vida de Enoque era se ele tomasse conhecimento disso, e a única razão pela qual Deus teria tomado conhecimento é porque ele se importava. Isso significa que a vida de Enoque, por mais insignificante que seja, em termos humanos, não teve sentido. Como poderia haver uma vida mais significativa do que aquela que é notada e recomendada pelo Senhor do Céu e da Terra?

Você vê, a história de fé de Enoque nos diz que o significado e propósito final não é encontrado no poder político, na influência cultural, na proeminência histórica ou na acumulação de riqueza. Você pode ter todas essas coisas e ainda ser atormentado por sentimentos de falta de sentido. O único lugar para encontrar significado e propósito produtivo e provocador da paz está em relação vertical com Deus.

A história de Enoque nos ensina que aos olhos de Deus, nenhum de seus filhos é pequeno e despercebido.

Há algo mais que precisa ser dito sobre o significado da vida de Enoque, porque realmente temos uma citação que veio da boca desse homem pouco conhecido. É uma profecia sobre o julgamento de Deus contra o mal, encontrado em Judas 1: 14-15:

"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra Ele".

Esta citação, de um homem que conhecemos tão pouco historicamente, nos diz tudo o que precisamos saber sobre seu coração de forma moral: Enoque se importou profundamente com o certo e o errado. Esta profecia não comunica as palavras de um homem irritado e vingativo, mas revela o coração de um homem cujo coração se quebra quando considera a santidade de Deus e o mal da humanidade.


Mais uma vez, há lições para nós da vida de Enoque. Primeiro, a fé vertical produz consciência moral. Segundo, a consciência moral produz olhos que vêem o errado e um coração que se preocupa com isso. E em terceiro lugar, quando sua vida é moldada pela consciência moral, você deixa um legado de bem, quem quer que seja, onde quer que  more e o que quer que faça.

A maior parte do impacto para o que é certo, bom e verdadeiro na comunidade humana não é feita pelo punhado de pessoas com os recordes de livros de história, mas pelas inúmeras massas de personagens desconhecidos que fazem o que é certo, falam pelo que é certo e influenciam os outros a cuidar do que é certo.

Deus avança Sua causa justa por centenas de milhares de pessoas "pequenas" como Enoque, que estão comprometidas com o que é certo onde Deus as colocou.

Finalmente, é preciso dizer que acima de tudo, a história de Enoque é uma história de graça. Enoque era um pecador como o resto de nós, e os pecadores tendem a se importar mais com seus próprios desejos, sentimentos e necessidades do que com o que Deus diz que está certo. É difícil deixar um legado de bem quando você está tão consumido consigo mesmo.

Mas, quando a graça entra na sua porta e reorganiza radicalmente o seu coração, você começa a se preocupar com o que Deus diz que está certo, e você quer que sua vida seja agradável a Ele. Você começará a lamentar, não só pelo seu pecado, mas pelo mal que está ao seu redor, e seu luto se transformará em ação.

A graça captura pessoas pequenas e sem objetivo e infunde suas vidas com significado e propósito moral, e para essas pessoas, a consciência moral não é um fardo - é uma alegria porque a graça fez com que amem a Deus e aos outros mais do que amam a si mesmos.

Esta foi a história de Enoque, e pela graça, pode ser a sua também.”


Paul Tripp, em


Um comentário:

  1. Ótima história. Queria ler algum livro dele (Paulo Tripp) todo mundo fala bem mas nunca li! Quais livros dele você já leu ?

    ResponderExcluir