sábado, 17 de fevereiro de 2018

Fiel com o pouco, cheio de alegria no muito

Como Deus nos encontra nas pequenas coisas

“Imediatamente após o envio da mensagem de texto, me encontrei com um dilema moral. Honestamente, fiquei um pouco bobo com a trivialidade disso. Eu estava atrasado para uma reunião e disse que chegaria cinco minutos atrasado. Mas essa não era a verdade. Tendo conduzido a mesma rota semanalmente, eu sabia exatamente quanto tempo demoraria. Levaria quinze minutos. Então, por que enviei uma mensagem sabendo que estava errado?

Somos chamados a obedecer a Deus - mesmo nas pequenas coisas.

Circunstâncias testam nossa integridade todos os dias. Muitas vezes parece mais fácil mentir sobre uma situação do que dizer a verdade. Meus colegas de trabalho não se importarão se não for uma estimativa exata. Certamente, eles darão uma medida extra de graça sabendo que estou mais atrasado do que o esperado. Quais são alguns minutos adicionais? Esticar a verdade nessa situação não é realmente um grande negócio.

Na verdade, o mundo nos faria pensar que esse tipo de coisas não são apenas aceitáveis, mas necessárias. Se enganamos conscientemente, dizendo: "Não, oficial, não sei o quão rápido eu estava indo" - nos dizem que é menos provável que possamos receber uma multa de trânsito. Parece que era apenas um erro inocente. Se formos atraídos para esse popular programa de televisão que parece um pouco picante, não estamos realmente cometendo um pecado flagrante. É apenas uma pequena indulgência que o mantém relevante e culturalmente atualizado. Ou então nos contamos a nós mesmos.

Mas a Canção de Salomão 2:15 nos diz que são "as pequenas raposas que destroem as vinhas". Pequenas áreas de nossa vida que parecem tão minúsculas e sem importância. É fácil descartar essas coisas como inconsequentes, senão insignificantes, no grande alcance das coisas. Sem dúvida, seguir os caminhos de Deus é certamente sobre a obediência em coisas maiores, mas é também sobre a escolha de se submeter à vontade dele nos pequenos detalhes.

Jesus disse em Lucas 16:10: "Aquele que é fiel em muito pouco também é fiel em muito, e aquele que é desonesto em um pouco também é também desonesto." Uma coisa importante a notar sobre esta passagem é essa fidelidade Para os comandos de Deus, independentemente de como julgamos o significado relativo desse comando em particular.

Quando começamos a calcular a escala do pecado em comparação com a consequência imediata, perdemos o ponto. Nosso principal objetivo nessas coisas ostensivamente pequenas deve ser a obediência a um Pai cuja glória está em jogo e que sabe o que é melhor para nós.

É difícil perseverar na paciência com crianças rebeldes. Quando você é cortado no trânsito, a tentação de ceder à raiva está bem ali. Usar lisonjas para avançar no trabalho ou na escola é sedutor. Mesmo algo tão pequeno como manter a honestidade ao enviar relatórios de trabalho é muito importante para a nossa caminhada com Deus. É muito fácil descartar essas coisas como insignificantes. Mas não é principalmente sobre a magnitude do pecado, é sobre a magnitude do Salvador.

A conformidade diária com a vontade de Deus é um convite para desfrutar ainda mais de Deus. Muitas vezes, somos tentados a ver os comandos de Deus como restrições árduas sobre a nossa felicidade. No entanto, I João 5: 3 nos diz: "Porque este é o amor de Deus, que guardamos os Seus mandamentos. E Seus mandamentos não são penosos." Em vez disso, devemos ver Suas instruções como inúmeras oportunidades para confiar em Deus novamente. Devemos ver essas pequenas coisas como Deus nos pediu para deleitarmos de maneira ainda maior.

Esta confiança diária em Deus para a alegria nas pequenas coisas da vida permite que Ele se torne mais precioso para nós. Ele cria canais de delícia, e demonstra Seu poder trabalhando nas coisas mais mundanas da nossa experiência diária.

Às vezes, pensamos que escolher nossos próprios caminhos nos trará uma maior alegria. No entanto, qualquer escolha que seja contra a vontade revelada de Deus acabará trazendo a ruína e a miséria, seja rapidamente ou (muito mais frequentemente) lentamente ao longo do tempo. No momento, pode parecer que um ato aparentemente pequeno - a pequena mentira branca ou o atalho do caminho prescrito - nos fornecerá exatamente o que precisamos. No entanto, essa pequena resistência contra Deus trará mais tristeza do que conforto ou conveniência.

Deus não coloca um teto na nossa felicidade. Não há limites para a sua alegria quando é fundada em Deus. II Coríntios 9: 8 diz: "E Deus pode fazer abundar toda a graça, de modo que, tendo toda a suficiência em todas as coisas em todo o tempo, abundem em toda boa obra". A graça de Deus é destinada a sustentá-lo em todas os pequenos detalhes de sua vida. Perceba e salte sobre essas pequenas oportunidades para encontrar mais alegria em nosso grande Deus a cada dia.”

Adam Cavalier, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário