sexta-feira, 2 de março de 2018

Cinco coisas que esquecemos do céu


“Em 1952, Florence Chadwick tentou nadar da Ilha Catalina até a praia da Califórnia. Por quinze horas, ela suportou águas agitadas, possíveis ataques de tubarão e fadiga extrema. Então uma névoa grossa entrou. Ela desistiu.

Dois meses depois, ela tentou novamente. Desta vez, embora estivesse cheio de nevoeiro, ela conseguiu. Quando perguntado o que fez a diferença, ela disse: "Na primeira vez, tudo que pude ver foi a névoa. Na segunda vez, mantive uma imagem mental da praia em minha mente enquanto eu nadava ".

Para mim, o comentário de Chadwick dá uma ótima imagem de como o céu deve funcionar em nossas vidas enquanto seguimos a Jesus. Para perseverar através do nevoeiro e da fadiga da vida, precisamos de uma imagem mental do litoral eterno para onde nadamos.

Mas se você é como eu, você tende a pensar sobre o céu muito menos do que deveria. Muitos dias está completamente fora da minha tela de radar. Além disso, quando pensamos no paraíso, temos muitos equívocos sobre isso, já que Randy Alcorn nos ajudou a entender.

Então, ultimamente, tentei pensar mais sobre o céu. Como eu fiz, várias características do céu me surpreenderam. Pense nisso como qualidades que muitas vezes esquecemos do paraíso - partes do litoral que provavelmente serão negligenciadas.


1. Todos os santos são iguais

Quando imagino meu avô no céu, o imagino no fim de sua vida, porque era como eu o conhecia. Mas, é claro, ele não terá um corpo envelhecido, quebradiço de 84 anos no céu - mais do que aqueles que morrem na infância permanecerão infantes por toda a eternidade. Todo mundo no céu terá um corpo de ressurreição perfeito (Mateus 22:30).

Então, aqui está um pensamento feliz: meu avô cumprimentando meus filhos no céu e todos abraçando como iguais. Oh, como eu rezo por isso! Que alegria seria apresentá-los.


2. Todos os santos são amigos

Imagine você passeando e trombando em Charles Spurgeon. Ou em Moisés. Ou em Joni Eareckson Tada (que, claro, poderá andar e correr!). Todos os santos, de todos os tempos, serão seus amigos íntimos e vizinhos. É, afinal de contas, na eternidade, então, se você sentir falta de alguém durante os primeiros dez bilhões de anos, você não terá menos tempo para procurá-la.


Pessoalmente, espero conversar com C. S. Lewis. Sinto que conheci um pouco C. S. Lewis porque passei tanto tempo lendo seus livros. Mal posso esperar para dizer a ele tudo o que eu amo sobre Perelandra, Essa Força Oculta, e Até Nós temos Caras, e ver o que ele pensa sobre minhas teorias.

3. A tristeza será permanentemente desfeita

Sabemos que a tristeza terrena não pode entrar no céu. Isso é verdade, mas a Bíblia parece apontar para algo ainda mais profundo - que o céu entrará em nossa tristeza terrena.

Uma vez, quando eu pensava sobre céu, meus olhos foram atraídos para Apocalipse 21: 4: "Ele apagará toda lágrima de seus olhos". Esse verso parece reivindicar mais do que simplesmente: "Não choraremos no céu". A imagem de Deus que limpa nossas lágrimas parece sugerir consolo, bem como o fim da dor terrena. O céu não acabará simplesmente com a nossa dor - de alguma forma, ele irá consertá-la. 

Tim Keller coloca assim: "Ressurreição... Significa que todo o horrível que aconteceu não só será desfeito e reparado, mas de alguma forma tornará ainda maior a glória e a alegria." É como no final do Senhor dos Anéis, quando Sam pergunta a Gandalf: "Toda tristeza parecerá irreal?"

Imagine-se recém-chegado ao céu. Deus Todo Poderoso convoca você. Enquanto você está tremendo diante dEle, Ele cirurgicamente desenha a ferida mais profunda de sua vida, curando você e transformando sua dor em glória e alegria.

Tais imagens são sensíveis ao ponto de constrangimento. Atreva-se a acreditar? Não nos atrevemos?


4. Todos os prazeres finalmente se encontram

Tendemos a pensar sobre a alegria espiritual do céu mais do que seus prazeres físicos. Mas creio que o céu terá ambos. Serei o primeiro a admitir que não sei como imaginar todos os detalhes, mas não acho que Deus criou cachoeiras, framboesas, relacionamentos e arte apenas para destruí-los para sempre, para que pudéssemos flutuar em um clima etéreo, num nublado reino. E tenho certeza de que os "prazeres para sempre" na mão direita de Deus (Salmo 16:11) não estão esgotados por uma eternidade de cantar elogios.

Isso significa algo surpreendente: não só o céu curará sua tristeza terrena, mas também lembrará, responderá e cumprirá toda a sua felicidade terrena. Seus momentos felizes na terra não estão perdidos para você. Eles voltarão para você, em alguma forma mais profunda - parte dessa final, felicidade estabelecida de que eram, mesmo na melhor das hipóteses, mera antecipação.

É como nas Crônicas de Nárnia quando um dos personagens olha para o céu e diz: "Esta é a terra que eu tenho procurado toda a minha vida, embora eu nunca soubesse até agora. A razão pela qual amamos a antiga Narnia é que às vezes parecia um pouco assim."

Em momentos felizes, às vezes oro: "Senhor, armazene isso até o céu." Eu acredito que é uma oração válida.


5. Nós veremos Jesus

Quão incrível será finalmente ver, com nossos próprios olhos, o Cristo ressuscitado, glorificado e encarnado no céu? Verdadeiramente, esta será uma das partes mais gloriosas do céu. Aquele a quem oramos mil vezes - mas sempre foi invisível para nós - agora poderemos olhar nos olhos dEle. Poderemos colocar nossas mãos nos buracos em seus pulsos. Poderemos abraçá-lo e dizer: "Obrigado" em seu ouvido.

Mas há sugestões na Bíblia de algo ainda mais intrigante (Salmo 11: 7; 17:15; 27: 4, Apocalipse 22: 4). Os teólogos falaram muitas vezes da "visão beatífica" - essa visão celestial que não envolve nossos olhos corporais ressuscitados, mas "o olho da alma". Desta forma, diz-se, veremos a Cristo em sua natureza divina - uma glória que supera a doçura de colocar nossos olhos físicos sobre Ele.

Mesmo os maiores teólogos trabalham para descrever essa experiência. Mas todos concordam que é a felicidade final das criaturas. John Owen afirmou que "nos fará abençoar até a eternidade". Jonathan Edwards o chamou de "feliz".

Um tal encontro com a glória de Cristo dificilmente pode ser imaginada. Como suportaremos tal luz e alegria? Certamente, este será o momento de pináculo de nossa existência, à medida que subimos a esse rugido permanente de alegria a partir da qual nunca desceremos, e nunca poderemos.

Estas características do litoral eterno do céu mudam a forma como nadamos, não é? Por enquanto, lutamos por águas difíceis, fadiga profunda e névoa grossa. Mas o dia está chegando em breve quando as ondas aparentemente intermináveis ​​darão lugar a uma linha larga e robusta onde a alegria ficará completa e os prazeres serão eternos.

Saber isso nos espera na margem pode nos ajudar a continuar a nadar, não importa quão agitadas as ondas estejam.”


Gavin Ortlund, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário